Blog

Câncer Colorretal: saiba mais sobre um dos cânceres mais comuns do mundo

Os sintomas do câncer colorretal variam desde pacientes assintomáticos a aqueles que apresentam anemia, hematoquezia (sangue nas fezes), alteração do habito intestinal, alteração do aspecto das fezes (fezes em fita), dor abdominal, perda de peso e até mesmo casos de obstrução intestinal, com quadro de abdome agudo obstrutivo. 

O diagnóstico pode ser realizado através se alguns exames, entre eles: sangue oculto nas fezes, teste imunofecal, colonoscopia, colonoscopia por capsula endoscópica, colonografia por tomografia computadorizada.

Entretanto, o mais utilizado nos dias de hoje, é sem sombra de duvida, a colonoscopia, o qual já consegue, no mesmo ato, realizar biópsias para estudo anatomopatológico.

O tratamento, dependendo do TNM (estadiamento do tumor), exames de imagem, características da lesão através da colonoscopia, do paciente e do resultado do estudo anatomopatológico poderá ser feito através da endoscopia ou da cirurgia. Importante lembrar do acompanhamento multidisciplinar com a oncologia clinica para melhor definição dos protocolos de quimioterapia e/ou radioterapia, quando indicado. Dúvidas? Entre em contato!

Open chat