DOENÇAS E TRATAMENTOS

Fissura Anal

A fissura anal é uma pequena ferida que surge no ânus, como uma espécie de corte que se situa logo na entrada do ânus e que causa sintomas como dor, desconforto, pequenos sangramentos e ardência ao defecar.

Geralmente, esse tipo de fissura é causada pela passagem de fezes muito secas e duras, que dilatam o esfíncter (musculatura do ânus), provocando a lesão (corte). No entanto, outros problemas como prisão de ventre, diarreia intensa, contato íntimo na região anal, herpes genital ou hemorroidas também podem levar ao desenvolvimento. 

A fissura anal pode causar sintomas como dor no ânus, ardência e queimação ao defecar e urinar e presença de sangue nas fezes. A ferida da fissura anal pode causar um espasmo do esfíncter anal o que dificulta a evacuação, piora a constipação e resulta em fezes secas e duras, formando um ciclo vicioso.

Inicialmente orienta-se dieta específica, e uso de laxantes. Se necessário cremes com analgésico e anti-inflamatórios estão indicados. Quando não há melhora, o tratamento cirúrgico é indicado, e a escolha da técnica utilizada é decidida em conjunto com o paciente diante das caraterísticas individuais de cada uma.

Open chat