DOENÇAS E TRATAMENTOS

Pólipos do Intestino Grosso (Cólon e Reto)

A doença polipoide é bastante comum na população em geral. Pode ser assintomática, sendo descoberto ao acaso, em algum exame e quando não percebida pode evoluir para lesões mais perigosas. Na maioria dos casos, a doença é benigna e pode ser removida durante a colonoscopia.

Em alguns casos, o pólipo pode dar origem a um tumor colorretal. Esse tipo de tumor, 90% dos casos, se origina a partir de um pólipo adenomatoso que ao longo dos anos, sofre alterações progressivas em suas células. Portanto, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando a detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.

Pólipos descobertos em estágio avançado, podem necessitar de tratamento cirúrgico. Dependendo do estágio do desenvolvimento de cada pólipo pode ser necessário ressecção de parte do intestino, cirurgia que pode ser realizada por videolaparoscopia ou convencional (aberta) dependendo do paciente e da característica da doença.

Open chat