DOENÇAS E TRATAMENTOS

Lipoma

Lipomas são tumores cutâneos benignos compostos por células de gordura maduras. São os mais frequentes na população, com a incidência estimada de 10% e prevalência em 2,1 por 1.000 pessoas. Podem-se localizar em qualquer parte do corpo, incluindo vísceras e cavidades.

Os sintomas dependem da localização, podendo apresentar grande abaulamento (massa), comprimir e empurrar outras estruturas causando dor, incômodo, choque, perda da sensibilidade e até dificuldade de movimentação de algum membro afetado.

Na maioria das vezes, não é necessário tratamento, pois o acompanhamento é clínico. No entanto, as indicações para a remoção de um lipoma incluem preocupações cosméticas, quando causam alterações nervosas, dor e consequentes limitações funcionais. 

Outras indicações para a remoção de lipomas incluem aumento de tamanho, características irregulares (induração), tamanho (> 5 cm), amostras de biópsia de agulha do núcleo consistente com características atípicas ou outras características mais consistentes com um sarcoma (invasão / envolvimento da fáscia profunda).  

Apesar de ser, na maioria das vezes, benigno, estudar a lesão após retirada cirúrgica é muito importante para evitar complicações futuras, além da melhora da autoestima pela volta da estética habitual.

Open chat